top of page

Mitos a respeito da hipnose

Transe hipnótico ou hipnose são sinônimos para sono? A pessoa dorme em transe?

​

Não. Para quem assiste o processo pode parecer que a pessoa esta dormindo. Porém transe não é sinônimo de sono. Pesquisas com técnicas de neuro imagem mostram que a atividade cerebral de quem está em transe é muito mais parecida com a de uma pessoa acordada do que a de uma dormindo. O que vemos em geral do lado de fora é o relaxamento muscular, porém internamente há muita atividade cerebral.

​

O hipnotizador controla a pessoa que está em transe?

​

Não. Hipnose é um processo que envolve confiança. A partir da relação interpessoal desenvolvida entre hipnotizador e hipnotizado é que os fenômenos podem ocorrer. Assim quem experimenta o transe somente vai fazer algo que se sinta confortável em fazer.

​

​

Uma pessoa hipnotizada tem a mente fraca ?

​

Não. A mente como um computador tem várias formas de funcionar, vários estados. Em alguns momentos é comum poupar energia, mas isso não significa que a pessoa que entre em transe seja de mente fraca. Não há controle do outro. Veja bem, há uma relação de confiança que é capaz de acessar recursos poderosos da mente. Não é um ato de ceder a vontade do outro. Jamais! É uma dança que leva a uma experiência agradável e que pode produzir mudanças que levam a saúde. Além disso, vale a pena lembrar que todas as pessoas entram em transe todos os dias de várias formas diferentes.

​

 

Se eu entrar em transe vou fazer tudo o que o hipnólogo mandar ?

​

Novamente não! Você só fará o que se sentir confortável em fazer. A questão porém é que dentro de um estado de transe, normalmente nossa faculdade raciocínio dedutivo diminui. Assim vamos criticar menos o que o outro falar. Se eu estou com um sintoma incomodo, por exemplo excesso de espirros, uma sugestão que diminua esse sintoma é algo interessante de ser aceito.

​

Eu não posso entrar em transe, pois não quero contar meus segredos!

​

Tudo o que é dito em transe passa pelo crivo da nossa mente inconsciente. Ela é nossa mente sábia e amiga. Se você não confiar no hipnólogo você não vai contar algo intimo ou que seja um segredo. Tudo depende da confiança. Em hipnose a confiança é a chave para o processo. Mesmo em transe, em uma situação hipotética onde o hipnólogo te pergunte um segredo, você só fala se sentir confiança para isso.

​

Hipnose é bruxaria ?!?!

​

Não. A hipnose é um fenômeno neurofisiológico com características próprias. Os chamados fenômenos do transe, a título de curiosidade podemos citar alguns: catalepsia,  alterações sensitivas, analgesia, anestesia, modificações na memória e amnésia,  regressão de idade,  progressão de idade, experiências de dissociação, respostas ideodinamicas em três níveis, ideomotor, ideosensorio e ideoafectivo,  distorção de tempo, escrita automática, sonambulismo, sugestões de pós hipnoticas.

​

Durante o transe, acontecem realmente alterações no cérebro. Talvez no misticismo, exista um pouco de hipnose, mas na hipnose, não há nada de místico.

​

​

Minha vizinha me disse que se eu entrar em transe eu não vou voltar mais!

​

Fique tranquilo. Não existe essa de ir e não voltar. Se considerarmos o transe como um estado entre o estado desperto e o estado de sono, o máximo que pode acontecer e de você aprofundar tanto seu transe que você durma, ou que seu transe esteja tão leve que você "acorde".

Contato:

Incitare Centro de Hipnose Clínica

(62) 98217-1845

Rua 231, 38, qd. 53, lt. 02 (casa 1), 74605-130 - Setor Universitário, Goiânia.

bottom of page